Depois de um primeiro semestre com vendas decrescentes, inclusive com fechamento de quase cem vagas de emprego, e um mês de julho pouco animador, o comércio de Santa Maria teve, em agosto, motivos para ficar mais otimista. As vendas voltaram a crescer, conforme entidades do setor, e superaram bastante o mês anterior. Para as lojas de vestuário, o clima foi um dos principais fatores, tanto da queda nas vendas, quanto na retomada. Por mais que a variação no tempo tenha causado uma mudança constante nas vitrines, os lojistas conseguiram escoar o estoque de roupas de inverno nos dias de mais frio.
_ Os comerciantes do shopping ficaram em dúvida com a vitrine, porque um dia fazia frio, no seguinte, calor, ainda vários dias de chuva. Mas venderam bem. Agora, dá para dizer que praticamente todo o estoque de inverno foi comercializado _ afirma Ruy Giffoni, administrador do Royal Plaza Shopping, após conversar com os lojistas do estabelecimento.
No shopping, as seis maiores lojas registraram crescimento médio de 7,13% nas vendas de agosto, em relação a julho. Giffoni acrescenta que, neste ano, os lojistas do setor de vestuário compraram um estoque menor de roupas de inverno do que no ano passado, quando o frio foi rigoroso. Assim o inverno que também teve dias de verão e primavera, além de muita chuva, não teve grandes consequências sobre as vendas, que seguiram aquecidas. Agora, já em setembro, as lojas apostam todas as fichas na moda primavera, com as prateleiras, cabides e vitrines vestidas para a nova estação.
Promoção tem ajudado
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi Neto, confirma a percepção de Giffoni. Ainda sem ter em mãos os dados de agosto da pesquisa mensal feita pela entidade junto ao lojistas para acompanhar o nível de vendas, Eskenazi tem conversado com os comerciantes e o clima de retomada é consenso:
_ O Dia dos Pais, a liquidação antecipada e a promoção dos 50 anos da CDL estão ajudando a reverter o quadro que vimos sobretudo em junho e julho. Agosto já foi bem melhor do que o mês anterior _ afirma.
Agora, com a moda trazendo as cores para as vitrines, a expectativa é que até o fim do ano o setor tenha motivos para comemorar a retomada das vendas e também dos empregos.